segunda-feira, junho 22, 2020

Ventura não descola de Ana Gomes


Como todos sabem têm sido publicadas diversas sondagens (barómetros de opinião) sobre as próximas eleições presidenciais. Esta última, da responsabilidade da Intercampus, não difere das outras. Marcelo sempre muito destacado (62%), com a maioria absoluta no bolso, e a seguir, uma luta ombro a ombro entre Ana Gomes e André Ventura. Cada qual com cerca de 10% das intenções de voto. Neste barómetro de Junho é Ana Gomes quem tem mais uma décima. Em anteriores barómetros é Ventura que tem uma décima a mais.

Feito este resumo aquilo que me faz espécie não é a posição de Ana Gomes mas sim a de André Ventura que não consegue descolar da socialista. Recordo que André Ventura se auto intitula a voz da direita e único candidato contra o actual regime! Que ele identifica como terceira república. E propõe uma quarta presidencialista e regeneradora! De todo o modo, justiça lhe seja feita, não perde uma oportunidade para atacar a esquerda no poder nomeadamente o partido socialista. O que só por si lhe devia valer o dobro das intenções de voto de Ana Gomes! Então o que é que está a acontecer?!

Já uma vez escrevi sobre isto. André Ventura deixou-se enredar na teia do futebol, um futebol sob forte suspeita de corrupção, num país infantilizado (e enganado) por uma política de 'pão e circo' tão do agrado da actual nomenclatura. André Ventura tarda em libertar-se disto. Dou um exemplo. Na recente reunião sobre a Champions que teve lugar no palácio de Belém, e onde todos perderam a noção das proporções e do ridículo, o que fez André Ventura?! Condenou a reunião em si?! Não. Condenou a manobra de propaganda do regime (e do seu concorrente Marcelo) ao utilizarem a Champions como selo de garantia sanitária?! Também não. Focou-se apenas nos aspectos insultuosos que o 'prémio Champions' representava para quem esperava uma verdadeira retribuição. É curto.

E era tão fácil ganhar aqui distância para Ana Gomes que não iria por certo partir a loiça socialista nesta matéria! A verdade é que Ana Gomes tem sido mais consistente que Ventura no combate à corrupção. Por vezes com exagero, mas sem rabos de palha. Sem estar condicionada à futebolite nacional soube aproximar-se de Rui Pinto, das suas denúncias, tornando-se aos olhos dos portugueses uma combatente credível contra a corrupção. Combate que André Ventura tem muitas dificuldades em travar e nós sabemos porquê. O problema é dele e só ele o pode resolver. Enquanto isso não acontecer não vai conseguir descolar de Ana Gomes.

Sem comentários: