sexta-feira, julho 17, 2020

O 'não' que pôs o regime à defesa!


Alberto Gonçalves faz comentário político no Observador e 'desfaz ideias feitas' num podcast diário que costumo ouvir. E acertou na mouche, não é a primeira vez, quando afirma que o regime 'acordou' e se pôs à defesa, quando Passos Coelho ousou dizer 'não' ao todo poderoso Ricardo Salgado! O que estava em causa para o banqueiro era continuar a dirigir o polvo que ia sugando, a benefício da nomenclatura, os escassos recursos de um país exausto. O que estava em causa para o primeiro ministro era ser primeiro ministro em representação do povo que o elegeu. E disse naturalmente que não.

A partir daí, e como bem nota Alberto Gonçalves, os 'beneficiados do BES', cerraram fileiras e silenciosamente passaram ao ataque. Passos era o inimigo a abater. Contra ele inventaram-se geringonças, alianças contra natura, e o poder voltou a mãos amigas. Passaram entretanto seis anos e há agora uma acusação contra o Ali Babá português. Curiosamente, entre os vinte e cinco ladrões acusados não encontrámos nenhum político! A pergunta impõe-se: - o banqueiro organizou todas as falcatruas de que é acusado só com o pessoal do banco?! Duvidamos. 

O que temos a certeza é que a lista de conivências e beneficiados é tão grande e tão variada, vai da esquerda à direita, com futebol incluído, que este processo só pode dar em nada. E daqui a muitos anos, se ainda cá estivermos, saberemos alguma coisa.

Saudações monárquicas

Sem comentários: