sexta-feira, julho 03, 2020

TAP, a última colónia!


São as voltas que o mundo dá! Até parece que voltámos aos tempos do 'condicionamento industrial', velha doutrina do estado novo!
O esquema é simples, o estado subverte as leis do mercado, escolhe um accionista privado para lhe fazer companhia, promete-lhe condições de gestão muito favoráveis, e quando for preciso mete lá dinheiro. Digamos que investe. Isto não é feito assim, de caras, por causa das normas de concorrência da união europeia, mas vai dar ao mesmo.

A esquerda entra em delírio com esta espécie de nacionalização! Os liberais ficam contentes com esta espécie de parceria público-privada! E os conservadores aceitam a continuidade de uma empresa de bandeira que garante a ligação às antigas colónias! Ficam todos contentes e os contribuintes no fim pagam a factura.

Podia ser de outra maneira?! Da maneira que as coisas estão seria muito difícil, para não dizer impossível. A descolonização da TAP iria abrir mais uma ferida no corpo daquele Portugal que apesar de tudo ainda existe. Um país que sempre teve enormes dificuldades face ao mercado aberto, e que para voar mais alto precisa das asas do estado. Foi assim no passado das descobertas e será assim no futuro.


Sem comentários: