segunda-feira, outubro 25, 2021

Portugal orçamentado!

 

À hora a que escrevo já se sabe que Bloco* e PCP vão chumbar o orçamento na generalidade. Digo na generalidade porque entretanto já 'obrigaram' o PS a introduzir alterações dramáticas para o futuro dos portugueses.


Também já se sabe que apesar das fabulosas sondagens que sempre os acompanham, os socialistas estão aterrados com a hipótese de eleições antecipadas. Daí o desespero de Costa e companhia e daí também a vergonhosa chantagem a que se sujeitaram nestes últimos dias.


Curiosamente muitos dos barões do PSD também suspiram pela aprovação do orçamento não vá Rui Rio ganhar as eleições antecipadas! Por isso ouvimos Marques Mendes ameaçar o PCP com a extinção caso não viabilize o orçamento socialista!


Saiu-lhes o tiro pela culatra porque os comunistas têm muitos defeitos mas não são estúpidos. Sabem que ainda perderiam mais votos se viabilizassem um péssimo orçamento que ainda por cima deixa o Bloco de fora. Morrer sim, mas devagar.


Finalmente Marcelo garantiu que haveria eleições antecipadas se o orçamento não fosse aprovado na generalidade! Vamos ver se cumpre a promessa. Depois de tudo a que assistimos, e dos riscos que comporta um orçamento chantageado e oportunista, o mínimo que se pede ao presidente da república é que devolva a palavra aos portugueses.


Saudações monárquicas


* Com as necessárias reservas. O Bloco vai perder muito se houver eleições antecipadas. Se as não houver perde na mesma, podendo até vir a perder mais. Mas com esta gente nunca fiando. Não têm palavra. Existe portanto a possibilidade de darem o dito por não dito e na hora da verdade, deixarem passar o orçamento abstendo-se. 

Sem comentários: