terça-feira, novembro 30, 2021

Afinal, quem é que defende a saúde pública?!

 

Ironias do destino, dois dias inteiros a atacarem Rui Pedro Soares e a Belenenses SAD e afinal os únicos que nesta emergência defenderam a saúde pública foram o presidente da Belenenses SAD, o respectivo médico e a delegada de saúde de Oeiras! Depois podem ladrar á vontade que eu já lá vou.


Começo por cima, pelo governo, pelo secretário de estado do desporto, que nada disse e nada fez. Foi ontem à televisão falar do futuro, só que 'o futuro é tão antigo como o passado'!


Passemos à Federação, de quem a Liga depende, e que assistiu silenciosamente 'à vergonha do Jamor'! Reagiu depois do 'jogo' anulando o Belenenses- Marítimo em sub 23 que se ia realizar no dia seguinte. Invocou para tal a defesa da saúde pública e sem precisar do pedido formal de ninguém. Só que esse gesto acaba por ser um acto de confissão da sua própria inércia e ao mesmo tempo de condenação pelo que a Liga não fez no Jamor. A partir daqui, num país normal, o assunto estava esclarecido, sem necessidade de haver mais comunicados ou inquéritos. Bastava que alguém se demitisse ou fosse demitido.


Sobre a Liga tudo o que se diga é pouco. Não decide, não vê televisão, desconhece a variante sul africana, não sabe o que são testes nem o que é viver a emergência de um surto infeccioso, e terá ficado muito desapontada quando percebeu que o Belenenses tinha pelo menos sete jogadores para ir a jogo. O que faz pensar que se preparava para fazer ao Belenenses aquilo que fez o ano passado ao Cova da Piedade em circunstâncias idênticas– derrota por falta de comparência e ainda subtração de pontos por penalização.


Teve azar, Rui Pedro Soares dispôs-se ao sacrifício, o Belenenses subiu ao relvado e escancarou perante a opinião pública a vergonha que é o nosso futebol. Sim, existe um país que admite que se inicie um jogo de onze contra nove, que assiste impávido ao desenrolar do mesmo, que vibra com o espectáculo e há televisões que não se cansam de repetir os golos ! Avé César, o circo romano por uma pena.


Finalmente o Benfica que é de facto o verdadeiro vilão desta história pois foi o único beneficiado pelo crime de lesa futebol que aconteceu no Jamor. Beneficiado em tudo, vitória, golos, datas, calendário, etc, e que só começou a preocupar-se com a saúde dos seus atletas (não confundir com saúde pública) depois de ganhar! Aliás o comunicado que entretanto emitiu espelha bem a desorientação que reina naquela casa. Desorientação e já alguma vergonha! Não me admirava que para lavar a nódoa que ficará para sempre agarrada à história do Benfica, não seja o próprio clube da Luz a solicitar a repetição do jogo! Que é o mínimo que pode fazer.


Nota : Aos mais distraidos quero lembrar que o 'goal average' resultante deste 'jogo' também pode vir a interferir com a verdade desportiva na luta pela despromoção. Os pequenos clubes também existem, embora não pareça.

Sem comentários: