sexta-feira, setembro 23, 2005

Então, e agora? Ninguém se demite?

Santana volta, estás perdoado. As tuas “terríficas trapalhadas” que abalaram o país da comunicação social, situado algures entre o leninismo e o terceiro mundo, que suscitaram a análise dolorosa dos economistas, que levaram Sampaio ao discurso do Finis Patriae, eram afinal um grão de areia nesta tempestade que todos os dias fustiga a nossa triste existência!
Começam a aparecer os contornos da verdadeira cabala, a explicar a necessidade premente da conquista do poder, para abafar, para não julgar, para não interrogar, para que não se saiba nada do que se vem escondendo ao longo de décadas de corrupção do Estado, com as moscas revezando-se, ordeiramente, no banquete orçamental!
Os mesmos colunistas que te apontaram a porta da rua como incompetente, choram agora a triste situação a que chegámos, escrevem longas e curtas prosas sobre os dislates intermináveis, sobre as vergonhas descaradas, com a gravidade sempre a crescer, sem solução à vista!
Então foi para isto que te mandaram embora?
Mas calma, que nem tudo são rosas. Terás de vir sozinho, sem a ganga partidária, com as nódoas limpas, porque também tens nódoas, disponível, com a única coisa que parece distinguir-te de quase todos, um certo patriotismo ingénuo, mas ainda assim, patriotismo!
Deves levantar a questão do regime, directamente, sem medo, no sentido de darmos uma oportunidade ao povo, para decidir se quer continuar com esta República (a mesma de sempre) ou se quer regressar à Monarquia.
Faz isso, e já ficas na História.
A ideia é simples – trata-se de emendar o erro de Salazar que na década de cinquenta não quis, ou não soube, seguir o exemplo franquista instituindo uma Regência, que preparasse o regresso do Rei.
Faz como os afegãos, e em vez de ires a Roma, vai a São Pedro de Sintra, pedir ajuda ao Duque de Bragança, única entidade que ainda nos lembra que já fomos um povo verdadeiramente independente!
E não percas muito tempo a pensar.

Nota: Não conheço pessoalmente Pedro Santana Lopes e por isso o tratamento por “tu” apenas pretende transmitir outra força ao texto.

Sem comentários: