segunda-feira, julho 25, 2011

Os mais desfavorecidos!

Este é um postal com bolinha ao canto do ecrã, não vá ele ofender as almas mais sensíveis! Pois bem, eu esperava que este novo governo se libertasse do trauma dos ‘mais desfavorecidos’, expressão que anima a demagogia socialista e tem o condão de multiplicar os ‘mais desfavorecidos’! Mas não, a propósito do aumento dos preços dos transportes públicos, lá aparece, no fim do discurso, o passe social que contemplará os ‘mais desfavorecidos’!
Descontando o aspecto negativo, que é o facto de haver ‘transportes públicos’ em lugar de ‘serviço público’ prestado seja por quem for, indaguemos então quem serão os beneficiários de tal medida! Por outras palavras, quem são afinal os mais desfavorecidos?!
Serão os desempregados de longa duração? Serão os que ultrapassaram determinada idade e perderam capacidade reivindicativa? Serão os que algum imprevisto ou doença atirou para uma situação de grande carência? Ou serão aqueles indigentes que vivem abandonados, ao Deus dará, e não frequentam qualquer tipo de transporte?!
Desconfio que não serão estes os alvos do passe social. Inclino-me mais para a hipótese deste ‘subsídio’ ir engrossar a lista de benesses sociais habitualmente atribuídas aos profissionais da pedinchice, que como se sabe, infestam o ‘estado socialista’. Que é diferente do ‘estado social’, porque neste, é suposto haver fiscalização em vez de demagogia.
Eu sei que poderiam ser apresentados alguns exemplos (pungentes) do estado de necessidade em que vivem determinadas pessoas, mas insisto, não serão essas que no fim das contas serão beneficiadas com o passe social.
Uma sugestão (também com bolinha encarnada): - a Índia há muito que resolveu o problema dos ‘párias’: - são intocáveis e a sociedade já sabe que tem que os suportar. Mas atenção, são ‘párias’ legítimos, não são falsificações. Não possuem televisão nem andam em transportes públicos.

Saudações monárquicas

Sem comentários: