terça-feira, dezembro 13, 2016

O regime é o mesmo!

Há por aí alguns comentadores que gostam de comparar os vícios do presente com os vícios do passado (do tempo da outra senhora como lhe chamam!) fazendo disso grande alarido como se o actual regime estivesse livre desses pecados! Ou fosse diferente! Mas não é. No essencial o regime é o mesmo. E nem a evidência de termos um presidente da república que é filho de um ministro de Salazar e afilhado de outro, os convence! Eu percebo, é gente desenganada da política, gente que na sua juventude terá sido comunista ou coisa parecida e neste percurso de regresso à normalidade ainda não consegue ver as coisas a direito. Não é por isso que deixo de os ler até porque são combativos e dizem umas verdades.

Vem isto a propósito de um artigo de Helena Costa que li no Observador onde a autora se insurge contra a actual censura prévia, contra o ‘lápis azul’ que esconde as notícias incómodas enquanto vai plantando outras que interessam à propaganda do regime. Mas qual é a surpresa e qual é a dúvida?! 
Nenhuma dúvida sobre uma comunicação social unânime*, comité de propaganda de interesses obscuros! E digo obscuros porque quando se esconde a realidade, o motivo há-de ser sempre obscuro. Também nenhuma surpresa para quem conhece a história universal da república – começa com um golpe e acaba numa ditadura.** E as ditaduras nunca dispensam a censura.


Saudações monárquicas


*O Correio da Manhã e o Sol escapam, por enquanto, a esta unanimidade.


**As ditaduras actuais são (quase) todas republicanas. E 'democráticas'! 

Sem comentários: