sexta-feira, novembro 06, 2020

A corrupção do voto!

 

Não sou devoto do voto, mas entendo que para questões com prazo de validade* é um método de escolha aceitável. Tem é que ser posto em prática tal como foi inventado. Não sendo assim o voto corrompe-se e o método deixa de ser fiável.


Vou dar alguns exemplos:


  • Aceitámos que passasse a ser secreto para preservar a identidade e segurança do eleitor, mas temos consciência que isso feriu a pureza do método. Numa sociedade evoluída e civilizada, como ambicionamos, não há razões para o voto ser secreto.

  • A abstenção, um fenómeno que nunca deixou de progredir, também acaba por corromper os resultados eleitorais. Retira-lhes legitimidade. Haveria formas de ultrapassar este problema mas os 'democratas' não parecem muito interessados nisso.

  • Finalmente quando começámos a aceitar como regra votos não presenciais, o método deixou de ser fiável. Passou a ser uma fraude. Querem um exemplo? Quem já não se sentiu defraudado quando depois de votar nas eleições do clube do seu bairro, viu aparecer alguém com uma série de votos debaixo de braço, e com eles alterar os resultados eleitorais?! E tudo legal! É como ganhar no campo e perder na secretaria. Há quem goste.


Saudações monárquicas



*Exemplo de questões com prazo de validade: - o governo. Exemplo de questões sem prazo de validade: – a vida.






Sem comentários: