sábado, junho 12, 2021

O país do avental!

 

É um facto que a gastronomia está na moda e não há canal de televisão onde não apareça um chefe de cozinha de barrete e competente avental. E o programa acaba normalmente com uma iguaria a ser exibida perante os olhos gulosos dos tele espectadores.


Outro assunto são os cozinheiros do regime que andam pelas televisões a espalhar a velha receita republicana. Esses têm avental mas não querem que se saiba! E claro, não cheiram a fritos nem falam de culinária.


Com o tempo fui descobrindo que costumam dar à costa em alturas complicadas para a vida da república! E já lhes conheço as caras! Por isso, quando os vejo aparecer na televisão já sei que houve bronca da grossa. Foi assim com a Casa Pia, foi assim com as broncas do Sócrates e é agora com as broncas diárias da nova geração de aventaleiros. A receita é sempre a mesma: - branquear, desvalorizar, pôr tudo em banho maria, até que o tempo se encarregue de esquecer. Ao fim de alguns dias o cozinhado está pronto e o país cada vez mais esturricado. Eles estão bem e recomendam-se.


Post scriptum:

Por falar em avental, não posso deixar de dizer... tão Vieiristas que eles eram! Agora parecem ratos a fugir pelo convés! Alguma coisa sabem, não esqueçamos que têm informação privilegiada e secreta, e começam, um a um, a abandonar o navio do grande timoneiro Vieira! Primeiro foi o comissário Adão que se passou de armas e bagagens para a oposição. Percebe-se que tenha sido o primeiro atendendo não apenas à antiguidade do nome mas sobretudo à volubilidade dos afectos! Recordemos a propósito a sua prolongada e insistente lua de mel com Sócrates! Contra toda a evidência, porque o amor tem destas coisas!

 Bem mas deixemos o Adão com a sua nova cartilha para nos fixarmos na deserção mais recente - Rui Pereira!  Um nome forte nas hostes laicas republicanas e socialistas, também presidente da Assembleia Geral encarnada, e tal como Adão comentador inveterado e vieirista da primeira hora. Com o Benfica acima de tudo, inclusivé das suspeitas sistemáticas que iam surgindo, Rui Pereira tudo repelia garantindo que se tratava de uma campanha contra a instituição mais honrada de Portugal! Até que ontem se demitiu! 

Moral da história: Parece-me que tudo se encaminha para uma novela a que já estamos habituados quando se trata de clubes do regime. Muita conversa na televisão e no fim quem paga a conta são os contribuintes! Assim, depois de pagarmos a falência do Novo Banco vamos ter de pagar a falência dos seus grandes clientes. E na segunda circular não é um, são dois!

Sem comentários: