terça-feira, novembro 02, 2021

A reconfiguração partidária!

 

Quase meio século depois da legalização dos partidos, os portugueses começam finalmente a perder o medo e a perceber que o espectro partidário é um embuste! Um embuste que o advento do Chega ameaça desmoronar. É esta ameaça que está a provocar ondas de choque em todos os partidos, e até a simples data de umas eleições é motivo de acesa polémica!


Com efeito se olharmos para o que tem sido a nossa vida partidária nos últimos vinte anos o que vemos são dois grandes partidos de esquerda, PS e PSD, que se revezam no poder, e vão angariando os votos para governar no mesmo espaço político. Nestas condições a esquerda e a direita são meros truques de linguagem.


Esta bizarria (ou anormalidade) tem tido custos políticos graves para Portugal e não é por acaso que vamos sendo ultrapassados por todos os países europeus inclusivé por aqueles que ainda há pouco tempo viviam na órbita soviética.

Numa análise mais fina é possível decifrar a raiz de alguns desses custos:


Assim e pelo facto de termos um Partido Socialista ao centro ('partido charneira do regime' como eles gostam de se intitular) abriu-se um espaço à esquerda propício a todas as aberrações e anacronismos! Por causa disso ainda temos um partido comunista com expressão eleitoral relevante (uma raridade de museu) e temos também um Bloco de extrema esquerda manifestamente exagerado para um país que optou pela livre iniciativa e pela união europeia.


Mas as distorções no campo da direita ainda são piores. A política tem horror ao vazio e a circunstãncia do Partido Social Democrata ter andado este tempo todo a representar a direita acabou por esvaziar o CDS de significado enquanto os portugueses realmente de direita ou ficavam em casa nas eleições ou votavam útil no PSD.


Voltando então ao princípio e à terrível batalha que se trava neste momento pela representação da direita deixo apenas esta reflexão: - vamos entregar os votos da direita a quem quer excluir o único partido assumidamente da direita das contas eleitorais? Vamos continuar com o embuste?



Saudações monárquicas


3 comentários:

MAC disse...

Excelente comentário e excelentes perguntas! Como fazê-los chegar ao grosso da população?

JSM disse...

Obrigado pela sabedoria, um exagero de amigo. A difusão da palavra é para quem tem púlpito. Eu fiz a minha parte. Mas atenção porque o embuste acabou por criar uma enorme nomenclatura que se habituou a viver assim. E sendo o país que é vai ser difícil. Abraço

JSM disse...

Obrigado pela sabedoria, um exagero de amigo. A difusão da palavra é para quem tem púlpito. Eu fiz a minha parte. Mas atenção porque o embuste acabou por criar uma enorme nomenclatura que se habituou a viver assim. E sendo o país que é vai ser difícil. Abraço