quarta-feira, outubro 05, 2005

“Frederico Chagas”

Do insuspeito Fialho d’Almeida, o relato de um exemplo de HONRA, na data em que o anti-Portugal venceu.

“Quando d’aqui a anos se fizer a história tranquila do ‘cinco d’outubro’, e fora das hipérboles ronflantes e das romanticidades forçadas do triunfo se houver posto em prosa simples (a prosa simples da vida, a prosa científica dos automatismos nervosos colectivos) este acontecimento que deu de si a proclama da República, ver-se-á que o melhor da ruidosa epopeia se reduziu na essência a alguns casos brilhantes de bravura pessoal, e a uma sucessão de correrias, escaramuças e vedetas que devem trazer a proporções menores o facto histórico.
(...) É o momento em que todas as bochechas sopram marchas de glória enfática aos vencedores.
- Mas, dirão outros, e a intemerata nobreza d’alguns vencidos?
Naqueles dias de fratricídio as subserviências foram tantas que quem se salvar do atoleiro precisa ser cantado em verso heróico. Ora entre os heróis legítimos uma admirável figura destaca-se: Frederico Chagas, símbolo resplandescente dessa coisa supérflua, a lealdade; Frederico Chagas que não querendo render-se em Vale de Zebro à marinhagem revoltada, mete no coração duas cargas de revolver.
Sacrifício romântico, inútil como escudo d’uma causa perdida, inútil como síndroma d’uma alma íntima e orgulhosa, inútil como protesto, inútil como exemplo...
Mas, por essa inutilidade mesma, sacrifício sublime, lance intangível, supremo, numa época em que o ideal cavalheiroso se afunda, e à medida que as sociedades avançam, parece que o carácter vai retrocedendo.
A susceptibilidade do poder militar deste marinho, como as exalações do nardo, fuma do seu sepulcro e enche o ambiente heróico de legendas. Quantos entenderão o sentido deste cavalheiroso aniquilamento?”

“Saibam quantos...” de Fialho d’Almeida

Sem comentários: