quinta-feira, maio 17, 2018

A novíssima censura!

‘Está em causa a liberdade de expressão e de informação’! O alerta foi dado pelo Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas face ao incremento de ‘Acções nos tribunais para calar os media’. É uma notícia de hoje do Correio da Manhã e que transcrevo:

‘O tema está a causar preocupação no sector devido ao crescente (e abusivo) número de acções judiciais nas quais se pedem elevadas indemnizações dirigidas à protecção da honra, do bom nome e da reputação com o objectivo primordial de silenciar a crítica pública por parte dos meios de comunicação social. Como são os casos de José Sócrates contra o Correio da Manhã ou da Igreja Universal do reino de Deus contra a TVI.’

O CM esqueceu-se com certeza mas eu posso adicionar ao rol o Sport Lisboa e Benfica em relação ao Porto Canal que está hoje impedido de falar sobre o ‘caso dos emails’.

Nada disto é surpresa num país onde quem faz as leis são os poderosíssimos escritórios de advogados por encomenda dos fraquíssimos deputados que temos. E onde a maior parte das vezes persistem as célebres incompatibilidades.

É isto que se passa e o sentido de pertença a isto (antigamente chamava-se patriotismo) está cada vez mais difícil. Falo por mim.



Saudações monárquicas

Sem comentários: