domingo, julho 21, 2019

Os portugueses não nascem corruptos


A propósito de mais uma sondagem* parece que os portugueses estão deveras preocupados com a corrupção. Tanto quanto com a saúde. Ora bem, as sondagens valem o que valem e as respectivas perguntas também. Tal como o universo a que se dirigem. Mas admitamos que sim, que estão preocupados, a pergunta óbvia é a seguinte: - e então?! Então é preciso descodificar o assunto! É uma pessoa?! É um animal?! É uma coisa?! Ou será uma planta, uma erva daninha que cresce sem querer nas traseiras do nosso quintal?! Mesmo que fosse, não deve ser de geração espontânea, alguém a terá semeado. Ou implantado.

São perguntas que temos que fazer a nós próprios sendo certo que os portugueses não nascem corruptos. Quando nascem são bebés iguais aos outros, de outros lugares, onde a corrupção não atinge a dimensão preocupante que tem entre nós.

E se ninguém tem mais nada a acrescentar eu posso dar algumas dicas: - e que tal responsabilizar o regime, a respectiva constituição, e os seus órgãos de soberania?! Os que fazem as leis onde a corrupção se alimenta e não as querem mudar?! Os que as aplicam cegamente nos tribunais?! E em última análise, o responsável máximo da república?! Ou o presidente não tem nada a ver com a corrupção que preocupa os portugueses?!


Saudações monárquicas


*Jornal Expresso de 20/07/2019

Sem comentários: