sexta-feira, julho 19, 2019

Voltámos ao hóquei...


O acontecimento e a cerimónia poderiam perfeitamente reportar-se ao estado novo. O hóquei outra vez, este Marcelo não é o mesmo mas é como se fosse, e o entusiasmo patriótico dos locutores também é idêntico. Na altura, e para quem ainda se lembra, parecia que o mundo inteiro andava sobre rodas! Mas não era bem assim. Havia uma família e um torneio na Suíça, havia uma região em Espanha, mais própriamente em Barcelona, e outra região em Itália. E claro, Portugal e colónias.
Os ingleses, que inventaram este e outros jogos, foram naturalmente os primeiros campeões, mas decaíram muito e deixaram de patinar. Alemanha, França, Bélgica e Holanda participavam nesses campeonatos a título simbólico e com o único objectivo de serem goleadas. O confronto esperado era sempre com a Espanha e às vezes com a Itália. Só muito mais tarde surgiu a candidatura argentina. Hoje o panorama não é muito diferente. Para memória futura ficam as saudades dos grandes jogadores oriundos do Ultramar, em especial de Moçambique, bem como de alguns emblemas (Paço de Arcos, Oeiras, Hóquei Sintra, etc.) engolidos pelos clubes de futebol.
Nada disto pretende desvalorizar a recente conquista do campeonato do mundo! É apenas a constatação de que voltámos ao hóquei.

Saudações desportivas



Sem comentários: