terça-feira, junho 28, 2005

Diálogos com a Ciência

Agora, desde que sabem que estamos no Interregno, telefonam-me para dar umas “dicas” sobre a actualidade. No dia de São João, foi o discurso do Blair, ontem foi o prémio de um cientista português, chamado Damásio!
Confesso, com toda a minha ignorância, que estou a leste deste assunto. Eu vivo isolado, compreendam-me.
Do outro lado da linha insistem pacientemente, que é importantíssimo – “é o Pai da neurologia cognitiva”!
Peço mais uns dados e lá me explicam, à altura dos meus conhecimentos, que Darwin, Mendel, etc., também não tinham percebido! Animei-me.
“Que isto era uma verdadeira revolução na ciência”! Assustei-me.
O que afinal o “Pai Damásio” tinha descoberto, era que temos células (penso que na cabeça) que apreendem a informação disponível, e que a incorporam no código genético, alterando-o. Se não é assim peço desculpa.
“Bem, as consequências que isto poderá ter, são imensas”, avisou-me logo o meu interlocutor!
Sempre havia razão para alarme. Um pouco confuso, quis saber imediatamente se isso poria em causa as minhas convicções religiosas, se tinha que deixar de ser monárquico, abandonar o Belenenses!?
A ligação caiu. Já não houve resposta...
Admito que me fui deitar um bocadinho incomodado, e uma primeira certeza assaltou o meu espírito indefeso: quando os portugueses começam a evidenciar-se muito, ou está alguma coisa a acabar... ou então vem aí alguma “Índia”!
O meu lado pessimista, lembrou-se logo do actual Presidente da Comissão Liquidatária da União Europeia, do “Refugiado” Guterres, da eminente rescisão do Figo?!
Afastei os maus pensamentos, temos que ser positivos. Não podem ser sempre más notícias. Adormeci.
Hoje, enquanto descascava um bocado de girassol, para dar à minha canária (ela gosta), as coisas estavam mais claras:
Então não andam as religiões a pregar há séculos para alterarmos comportamentos, para nosso bem?! Não se sacrificou o próprio Cristo por nós, para redimir os nossos erros?! A Igreja não desafia os Homens a cultivarem a santidade?!
Afinal, quais são as novidades? As mesmas.
O “Lineu português” vem agora confirmar, com a verdade da Ciência, que o corpo humano está preparado para tudo isso, e, pelo livre arbítrio, para o contrário disso. Que tem uma célula apropriada, um botão, onde se opera esse transvaze, e que depois, nada fica como dantes!
Em suma e conforme rezam as Escrituras, seremos responsabilizados pelos nossos actos e pelas suas consequências.
Só nos podemos alegrar e valorizar por termos acreditado nisto antes.
Em qualquer caso, parabéns à descoberta do cientista português!

Nota básica:
Sobre as previsíveis consequências desta descoberta, tal como de qualquer descoberta da ciência humana, existem sempre duas possibilidades: o bom e o mau uso.
Tal como o “Pai Damásio” também explica.

Nota terapêutica:
Mas atenção, se eu bem percebi a mensagem, os erros repetidos, a cafrealização em curso, a alienação militante em que alegremente vivemos, já devem andar a fazer “mossa” no genoma!
É só olharmos uns para os outros!

Sem comentários: