quinta-feira, março 24, 2016

Sobre a incompatibilidade dos valores

Dizem-me que devemos ser inflexíveis, que os valores europeus são incompatíveis com o estatuto da mulher muçulmana e como tal…

Primeira questão – quais valores europeus?! Se calhar não estamos de acordo quanto aos valores. O mundo islâmico terá divisões internas quanto ao método, mas não tem dúvidas quanto aos valores fundamentais inscritos no Corão.

Segunda questão –no caso de nos entendermos quanto aos valores, o que me parece difícil atendendo ao discurso fracturante muito em voga, exprimir a incompatibilidade nos termos que se advogam corresponde a uma declaração de guerra, à expulsão de todos os muçulmanos e à convocação de uma nova cruzada. A terceira ou a quarta depois de Bush! Com resultados perversos, como sabemos.

E voltamos ao problema dos valores europeus com uma última questão – será que a Europa, para além da doutrina do consumo e do bem-estar, tem alguma coisa de substancial a oferecer ao mundo, seja ou não islâmico?! E haverá algum europeu disposto a bater-se e a morrer por essa bandeira do consumo e do bem-estar?!


Uma boa Páscoa

Sem comentários: