quinta-feira, janeiro 20, 2022

O 'Votómetro' do Observador

 

É um teste curioso, igual a outros que podemos conjecturar, e que nos podem ajudar a definir algumas opções de voto para as próximas legislativas. Não deixa de ser um teste muito centrado no sistema e nas questões que o sistema (comunicação social e partidos) trazem para a praça pública. De fora ficaram questões importantes, que essas sim, se fossem colocadas espelhariam melhor o estado da nação e as suas clivagens.


Por exemplo: - 'A constituição precisa de ser revista tornando-a mais abrangente, mais simples e menos ideológica?! A lei eleitoral precisa de ser revista de forma a responsabilizar individualmente os deputados perante os seus eleitores?! O número de deputados eleitos pelo litoral e pelo interior tem que ser mais equilibrado?! O actual sistema representativo é o grande responsável pela enorme abstenção?!

Não era preciso ir mais longe.


Já agora e usando o votómetro em causa, já repararam que clicando sempre na opção 'neutro', o resultado é uma vitória do Chega (63%)! Será que o 'neutro' corresponde à abstenção (sempre superior a 50%), ou seja, ao sentir geral da maioria dos portugueses?!


Será que estamos há mais de quarenta anos a sofrer um regime contra natura, que nos afasta da nossa história e dos valores que a construíram?! Aumentando assim a descrença e afastando os eleitores das urnas?!


Antes de votares, pensa nisso.



Saudações monárquicas

Sem comentários: