sexta-feira, janeiro 07, 2022

Ventura entra em cena! Costa está de saída!

 

O debate mais importante das legislativas aconteceu ontem e o resultado foi catastrófico para o ainda primeiro ministro António Costa. As justificações que deu à saída da RTP, e que duraram quase tanto tempo como o debate, confirmaram apenas o que todos vimos. Um desastre.


Denúncias infantis - Ventura não está vacinado! Insinuações sobre o carácter do fiscalista Ventura, e presume-se, dos fiscalistas em geral! Foi buscar a tese de estudante de Ventura! E por fim, a mesma pergunta do Bloco – onde é que o deputado do Chega estava no dia da votação de uma lei contra a corrupção?! Pergunta fatal que abriu a porta às cenas finais onde a corrupção socialista até tem fotografia!


Bem se esforçou o pivot de serviço (jornalista da estação pública!) em interromper, calar, e evitar que a prova que documenta Sócrates e Costa a celebrarem a governação socialista fosse (novamente) vista pelos portugueses! Mas não conseguiu. O país recordou então, durante uns segundos, os bons velhos tempos em quem fomos à banca rota.


O outro sinal de que alguma coisa de grave aconteceu à esquerda eleitoral foi o recato traduzido nos comentários pós debate. Ainda houve alguns que tentaram passar a ideia de que Costa saiu por cima, mas de forma muito rebuscada e pouco convicta. Alguma coisa mudou. Ou me engano muito ou Costa está de saída.


2 comentários:

António Ladrilhador disse...

Muito francamente, não entendo o que poderá tê-lo levado a tal conclusão. No desempenho do Presidente do Chega! não encontrei qualquer diferença no discurso relativamente a ocasiões anteriores, nem me pareceram especialmente eficazes as diversas intervenções, além do que, francamente, se torna cansativo passar o tempo a ver tirar fotocópias da cartola apenas em nome do folclore eleitoral.
Mas, enfim, há gostos para tudo, a educação da população é o que é, e admito que apenas com ruido e fogo de artifício se consegue mobilizar votos, especialmente quando o discurso não é rico na substância.
Desenvolvi um pouco o tema em https://mosaicosemportugues.blogspot.com/2022/01/a-falacia-da-democracia-portuguesa.html, que poderá querer visitar.

JSM disse...

Neste debate penso que não tem razão nas criticas que faz a Ventura. Assumiu uma postura diferente, tratou sempre António Costa por primeiro ministro, foi alvo de ataques à personalidade e outras baixezas e só respondeu na mesma moeda já perto do fim quando Costa teve o descaramento de o questionar sobre a corrupção. E aí esteve bem porque a memória da Casa Pia não se apaga por decreto. Quanto à educação que lamenta não existir não podemos culpar um jovem partido que ainda está a aprender. E nunca foi governo. Mas que já sabe dizer no seu programa o seguinte: - O Chega combate a esquerda pelo que é: - um cadáver moral!