quarta-feira, dezembro 06, 2006

Já sabíamos

“A Monarquia sai mais barato”, pode ler-se no DN de hoje, que por sua vez transcreve uma notícia do jornal espanhol “El Economista”.
“O jornal espanhol fez as contas e chegou a uma conclusão: a Monarquia sai mais barata que a República. (…) De acordo com os valores recolhidos pelo jornal, que representa um estudo comparativo, baseado em números redondos, a Monarquia espanhola exige incomparavelmente menos dos contribuintes que a Presidência da República francesa…Traduzido em números, a Coroa espanhola gasta em termos globais cerca de 25 milhões de euros/ano. Um valor muito abaixo dos 56,3 milhões de euros anualmente concedidos à Coroa Britânica e muito próximo dos 23,4 milhões atribuídos ao Principado de Mónaco.
Quando se olha para a França, pelo contrário, os números disparam em matéria de custos relacionados com a Presidência da República: “Aqueles que conseguiram decifrar a complexa contabilidade do Eliseu” escreve o jornal espanhol, “calculam que o seu custo se situe nos 90 milhões de euros/ano”!
E depois, digo eu, a monarquia tem outras vantagens: poupa os contribuintes a alguns desabafos irreprimíveis, como por exemplo – “ sou de centro esquerda”!
Com efeito não vislumbro a possibilidade de expressões semelhantes, quer da parte da Rainha Sofia de Espanha, quer do Príncipe Filipe de Edimburgo.
Sai mais barato e é outro sossego.

Sem comentários: